Você tem a vida inteira será lançado por editora norte-americana

Você tem a vida inteira será lançado por editora norte-americana


Há alguns meses você deve ter visto a divulgação de um tal kit gay, mas não estamos falando de fake news em campanha eleitoral, e sim, de uma proposta do Grupo Editorial Record, uma forma de criticar as notícias falsas e ainda divulgar a literatura LGBTQIA+. Entre os títulos que formam o kit está o livro “Você tem a vida inteira”, romance de estreia do escritor brasileiro Lucas Rocha.

Mas não vamos falar sobre o kit gay, e sim da literatura brasileira ganhando o mundo. É que o livro do Lucas será lançado em inglês, com o título “Where we go from here”. A responsável pela publicação é editora Scholastic, dos Estados Unidos, e a previsão de lançamento é junho de 2020. A gente bateu um papo com o Lucas Rocha para saber mais detalhes dessa super notícia que só fortalece o mês do Orgulho LGBTQIA+.

Foto: Alan Silva


“Você tem a vida inteira” fala sobre 3 jovens que têm as vidas entrelaçadas depois que um deles é diagnosticado com HIV. Esse difícil tema foi escolhido graças à um trabalho que Lucas teve na Fiocruz. “Uma importante fundação no que diz respeito ao HIV e a Aids. Lá, consegui me informar sobre o vírus e pude transformar tudo o que aprendi em uma ficção”, disse. 

Ainda segundo Lucas, o objetivo era informar corretamente e de forma atualizada sobre o HIV. Outro ponto seria criar uma empatia no leitor, já que os portadores do vírus ainda sofrem muito preconceito justamente porque a sociedade é mal informada sobre o tema.

O processo de publicação

Lucas Rocha contou que se dedicou muito a esse livro, e que a publicação no Brasil, pela Galera Record, foi um momento de grande felicidade. Já a publicação fora do país era algo que ele não esperava. “Me concentrei em retratar uma realidade brasileira e me preocupei sobretudo com o público brasileiro, tanto que o livro aborda aspectos inexistentes em outros países, como o Sistema Único de Saúde. Algumas referências a cultura pop também são nacionais, mas isso não foi um empecilho muito grande na tradução para o inglês, o que me deixou muito feliz”, afirmou

De acordo com Lucas, a publicação na Scholastic aconteceu graças à visita de David Levithan ao Brasil na Bienal do Livro de 2018, que aconteceu em São Paulo. “Além de autor, ele (Levithan) também é um dos editores da Scholastic, mais especificamente o fundador do selo PUSH, que busca dar voz à narrativas LGBTQIA+ nos EUA. Ele pediu para a minha editora por todos os lançamentos jovens do catálogo, já que havia um editor no departamento dele que lia português. Os livros foram para o escritório da Scholastic e o meu atual editor, Orlando Dos Reis, leu o livro e entrou em contato com minha agente para conversar sobre a compra dos direitos para o mercado norte-americano”.

Para Lucas, uma das maiores dificuldades durante os trâmites para a assinatura de contrato foi guardar o segredo antes de finalmente poder anunciar que “Você tem a vida inteira” seria lançado em inglês.

Sobre publicar em outras línguas, Lucas lembra que não depende só dele, mas fica o desejo de ver a história chegando ao máximo de lugares. “É claro que a publicação em qualquer lugar que seja não é uma iniciativa que deve partir apenas de mim, mas sim, eu ficaria muito feliz se essa história pudesse alcançar a maior parte possível de leitores”, revela. 

Foto: Divulgação

Sobre Lucas Rocha: O autor é formado em Biblioteconomia e Documentação pela UFF e fez mestrado em Ciência da Informação. Publicou contos em três coletâneas lançadas pela editora Draco e, em abril de 2015, seu conto O Rei e a Deusa foi lançado no projeto O Outro Lado da Cidade, coordenado pela Taissa Reis. Também participa da coletânea Todas as Cores do Natal, projeto da Página 7 sobre personagens LGBTQ+ durante as festas de fim de ano. Seu primeiro romance, Você Tem a Vida Inteira, foi lançado pela Galera Record em agosto de 2018 e será lançado nos EUA pelo selo PUSH, da editora Scholastic, em 2020.