Quantos romances protagonizados por pessoas negras e gordas você já leu? Conhece algum casal formado por pessoas negras e gordas na ficção? Minha resposta para essas perguntas havia sido, por muito tempo, um sonoro “não”.
Até que Solaine Chioro decidiu lançar Reticências na Amazon.
Um livro que facilmente poderia ser chamado de “clichê”, como acontece com muitos romances. Porém, pessoalmente me recuso a chamar de clichê algo que eu nunca havia visto antes. Alguns elementos da história, o romance dos personagens, os encontros e desencontros, sim. Mas os personagens, definitivamente, não.
"Quando não acabam com a nossa vida, enfraquecem nossa mente"
SINOPSE: Joana (@vidaspretas) tem uma conta famosinha onde posta artes autorais com frases bacanas sobre vivências de pessoas negras. Davi (@caradaprefeitura), que trabalhava como freela de social media da prefeitura, entrou em contato com @vidaspretas e a contratou para ilustrar uma campanha para o mês da consciência negra. Os dois se aproximaram, trocaram muitas mensagens e acabaram continuando o contato mesmo depois do trabalho acabar. Quando saiu da prefeitura, Davi perguntou se ela queria adicioná-lo na sua conta pessoal, mas Joana gostou da ideia de manter o mistério, e sentiu que podia falar mais abertamente com ele sem saber quem estava do outro lado, por isso, Davi acaba criando uma conta só para falar com ela.
Há seis meses trocando mensagens, nenhum dos dois tomou a iniciativa de dizer quem realmente são na vida offline.
É quando Davi começa como temporário da empresa de marketing em que Joana trabalha e os dois se odeiam logo de cara, sem saber que são a crush virtual um do outro.
Título: Reticências
Autora: Solaine Chioro
Editora: Agência Página 7
Número de páginas: 126
Gênero: Romance
ASIN: B07Q5SFSV9
"Digo o mesmo. Obrigada por ter aparecido do nada na minha vida".
Reticências conta a história de Joana e Davi, dois jovens que conversam há seis meses pela internet, mas ainda não se conhecem pessoalmente e, apesar de saberem tudo um do outro. Tudo estava indo bem no relacionamento virtual dos dois, até que Davi vai trabalhar na agência onde Joana trabalha e, por causa de um mal entendido, eles acabam se odiando logo de cara.
Sim, a história soa como algo que já conhecemos. No entanto, a escrita de Solaine e a maneira como ela aproxima os personagens de nós, faz qualquer pessoa torcer para aquele casal durante o livro inteiro. Fora que, por se tratar de dois protagonistas totalmente fora dos padrões, Reticências soa como o clichê romântico que muitos sonharam em viver e ver nas histórias, mas o domínio de personagens brancos e magros nunca permitiu.
Li o livro em um dia, na verdade, em duas horas seguidas. Não conseguia parar. A história é cativante, fofa e envolvente. Não dá vontade de largar nem por um segundo, como se os personagens fossem sair dali; como se, de alguma forma, eu fosse perder algo se parasse de ler por algum momento.
Por se tratar de um livro pequeno, Reticências termina rápido, porém, aborda tudo o que se propõe. Além do romance, ele também fala sobre competição no local de trabalho, sonhos, escolhas, racismo e gordofobia. É uma história que mostra que, apesar de tudo, ainda é possível ser feliz e viver um amor super fofo, em um mundo super duro.
Solaine escreve de um jeito simples, respeitando o ritmo e o tom do livro até o final. Geralmente, histórias pequenas pecam nessas áreas. Reticências não. Ele envolve e leva você naquele embalo romântico e divertido em todas as páginas.
O fator ‘representatividade’ aqui é a coluna do livro, sim, mas soa como um brinde especial. O livro seria cativante se os protagonistas fossem padrão, a escrita da autora continuaria sendo excelente, o ritmo também. Porém, quando você vê que os protagonistas são pessoas tão reais e tão pouco representadas, é impossível não pensar: por que ninguém fez isso antes? Por que é tão complicado assim falar sobre essas pessoas? Por que é tão difícil aceitar que elas também se apaixonam, também sofrem, também sonham?
A representatividade em Reticências é a cereja no bolo que a maioria esmagadora das histórias prefere não colocar.
Aproveita que o livro está de graça no Kindle Unlimited e vem conhecer essa história!
FOTOS: Thaís Herculano
FOTOS: Thaís Herculano