Titulo: Se eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difÃcil de todas.
Neste livro maravilhosamente envolvente conhecemos a historia de Mia, uma garota tão apaixonada pela musica tanto pela sua famÃlia. Mia é uma garota que ama musica clássica de uma forma surreal, graças a esse amor ela aprende a tocar Violoncelo e é umas das melhores tocadoras de todos os tempos. A famÃlia de Mia é uma das mais engraçadas e descoladas que alguém já viu, seu pai fazia parte de uma banda a qual teve de largar depois do nascimento de Mia para arcar com suas responsabilidades, mas isso não o impede de ser o mesmo pai largado, engraçado e sarcástico que sempre foi. Sua mãe era a tipica rebelde americana, que lutava por causas e movimentos diversos. Mas se deixe enganar, depois que ela engravidou sua pose de “Mandona” e “Durona” continua o mesmo, só que agora é usada em prol da educação de seus filhos. E para completar essa maravilhosa famÃlia tem o Teddy, o irmão mais novo de Mia. Por incrÃvel que pareça os dois se dão super bem, um dos momentos mais lindos e afetuosos do livro é quando Mia disse que toda noite lê um capitulo de Harry Potter para seu irmão.
Mia Namora com Adam, o jovem popular que toda garota deseja namorar. Os dois vive um romance tão envolvente, a garota não entende porque um garoto popular esta namorando uma garota feito ela, tÃmida, nerd e reservada.
“Às vezes você faz escolhas na vida e à s vezes as escolhas fazem você.”
(Adam)
O Ponto mais impactante do livro acontece logo nos primeiros capÃtulos, Mia e sua famÃlia sofre um acidente grave e infelizmente seus pais morrem e seu irmão fica internado em estado grave. Mas o que mais choca Mia é que durante todo o tempo depois do acidente aonde ela vê sua mãe morta, seu pai sendo socorrido, Teddy sendo levado e o próprio corpo dela estirado no chão ela se surpreende e tenta entender o que esta acontecendo.
O Livro todo é envolto em Flashbacks que Mia tem sobre momentos em famÃlia e todo um futuro que já tinha sido planejado, tudo poderia estar perdido, todo o seu futuro poderia estar em risco se ela não acordasse daquele coma. A batalha de Mia e para saber, se mesmo tendo um futuro grandioso, mesmo tendo uma vida maravilhosa pela frente, valeria a pena viver sem o amor de seus pais?
” Eu não estou certa de que este é o mundo em que eu pertenço. Eu não tenho certeza de que eu quero acordar.”
(Mia)
E a pergunta principal acima de tudo, acima de Qualquer coisa de Mia é: E se eu ficar?
Quer se apaixonar? Deseja aprender valores da vida da forma mais real e envolvente possÃvel? Leia este livro, leia como se não houvesse um amanhã, bem, talvez não tenha não é mesmo? Aprenda que o amor é capaz de romper tudo, e que ele é sua maior força!
Resenha por: Renan Costa.